sábado, 2 de abril de 2011

Mundo Aor: dicas de álbuns do gênero para se ouvir

Alguns ainda se perguntam: Do que se trata o gênero AOR? AOR significa "Album-oriented rock" ou "Álbum orientado ao rock" na tradução para o português. Foi um nome retirado de um formato americano de rádio FM que focava em faixas de álbuns de artistas de rock. Na década de 90, este termo começou a ser utilizado para definir o rock melódico como um rótulo, mas o gênero já existia desde os anos 70 de bandas como JOURNEY, FOREIGNER e BOSTON.
Como um admirador deste gênero, sempre à procura de bandas que foram esquecidas desde o princípio setentista, percebi que as bandas que não fizeram sucesso tinham mais qualidade que as demais, como SURVIVOR e EUROPE, que marcaram com hits inesquecíveis, "I Can't Hold Back" e "The Final Countdown". O grande problema está em escutar um álbum por completo destas bandas mais pops, onde a repetição emana sobre nossos ouvidos e caímos na seleção musical como acontece com bandas que só criam hits.
O fato é que as bandas undergrounds tinham uma estabilidade em seus álbuns: eles começavam e terminavam com músicas boas. Também é perceptível que o auge dessas bandas undergrounds foram no fim da década de 80 até a metade da década de 90 e atualmente com bandas reerguendo a qualidade do gênero, como 91 SUITE, PRIDE OF LIONS, VOICES OF ROCK, UNRULY CHILD, entre outros. Agora quem teve oportunidade de escutar o álbum de carreira solo do MARK FREE (ex-KING KOBRA, SIGNAL e atualmente no UNRULY CHILD), o "Long Way From Love"? Não tenho nem dados de quantas cópias desse disco foram vendidas, mas tenho certeza de que a MARCIE FREE (em meados da década de 90, MARK FREE fez uma operação para mudança de sexo) não teve nem o gostinho de gastar o dinheiro dos lucros em vendas do álbum. É uma aula de vocal, e não poupo esforços em dizer que está a frente de muitos vocalistas conhecidos no mundo do Rock'n'Roll, além de trazer aquela nostalgia típica do rock melódico. Outro trabalho espetacular do ex-rapaz foi no SIGNAL, com o álbum "Loud and Clear", onde a mistura do Hard Rock e do AOR formaram belíssimas melodias, como a "Does Feel Like Love" que contagia na primeira ouvida.
Aqui faço uma lista com álbuns de AOR que recomendo para todos leitores:
"Long Way From Love - Mark Free"
"Now is Then, Then is Now - Mark Spiro"
"Loud and Clear - Signal"
"On a Storyteller's Night - Magnum"
"Escape - Journey"
"Harem Scarem - Harem Scarem"
"Walk in The Fire - Strangeways"
"91 Suite - 91 Suite"
"... Slaves of The New World - Steelhouse Lane"
"Power - Atlantic"
"Out of The Silence - Dare"
"Excess All Areas - Shy"
"Tough it Out - FM"
"Pride of Lions - Pride of Lions"
"Window to Light - Stan Meissner"
"Unruly Child - Unruly Child"
"Into The Street - Boulevard"
"Double Eclipse - Hardline"
"Journey to L.A. - Aor"
"Worlds Collide - Unruly Child"
"Beneath The Shining Water - Dare"
"Talisman - Talisman"
"Never Say Surrender - Red Dawn"
"MMVII - Voices of Rock"
"Mitch Malloy - Mitch Malloy"
"Out of This World - Europe"
"Music From The Planet - Planet 3"
"Dangerous Games - Stan Meissner"

Nenhum comentário:

Postar um comentário