domingo, 3 de abril de 2011

A história de Europe contada por John Norum ( texto grande, mas contem tudo que um fã precisa saber)


Bom, gente. encontrei recentemente um material sobre o inico da banda Europe e toda a vida do John, contada por ele mesmo na terceira pessoa. Material que deu maior trabalhão pra Traduzir, mas deu tudo certo.

Segue abaixo todo o material:

O inicio de tudo.

John Norum nasceu em 23 de fevereiro, 1964 em Vardø, no canto extremo nordeste da Noruega, no Mar de Barents, a apenas 40 quilômetros da fronteira russa, perto da entrada para o Varangerfjord. old 1, sua família se mudou para a Suécia e ele cresceu em Upplands Väsby, um subúrbio de Estocolmo.

Na idade de 8 anos, ele era um grande fã de Elvis e Cliff Richard. Dois anos mais tarde, na idade de 10 anos, ele pegou o violão de sua mãe da parede e ela mostrou-lhe algumas coisas. John aprendeu rapidamente e logo conseguiu seu próprio violão. Mas foi só quando ouviu "Strange Kind Of A Woman", de Deep Purple que ele decidiu se tornar um rockstar. Deep Purple não foi a única banda que atraiu seu interesse: Kiss foi sua maior influência.

Nos anos setenta, a sociedade sueca incentivado os rapazes a ter interesse, principalmente no esporte, enquanto a música - A música rock, em particular - foi seriamente considerada, ou mesmo considerado como sendo o tempo perdido, era necessário lutar não apenas para o sucesso, mas também contra a mentalidade e os preconceitos da sociedade. Muitas pessoas consideram que o sucesso do musical como um sonho sem esperança sueca, o mercado era muito restrito e não havia espaço para os jovens músicos ambiciosos, assim como o sonho de ter sucesso não só na Suécia ...

John Norum começou sua primeira banda - Dragonfly - na idade de 12, em 1976, a banda levou o nome da rua que estava vivendo, Dragonvägen - com o baterista Tony Niemistö e Stefan Kery (um cantor e guitarrista que mais tarde se juntou outras bandas punk, como Rager Mar, no início dos anos oitenta, com Håkan Jan Haugland na bateria, depois Ian Haugland). Sua primeira performance "ao vivo" teve lugar no quarto de John, e eles tinham Kiss maquiagem em seu rosto. O quarto estava coberto com papel alumínio e, como seu ídolo Kiss, ele usou alguns cilindros para criar o efeito de fumaça ... Bem, ninguém poderia dizer que John era um menino quieto ...

Quando ele tinha 14 anos, seu padrasto Thomas Witt colocou John na gravação com Eddie Meduza o líder da Eddie Meduza & The Roaring banda Cadillacs, um roqueiro sueco. Ele tocou o solo de guitarra em "PUNKJÄVLAR" ("Punk Bastards"), lançada como single em 1978. João era um punk rocker próprio, influenciado por Sex Pistols, ea banda que ele tinha naquele tempo se chamava Dog Wayst; o nome dele no palco foi Johnny Fuckfaster.

Naquela época ele realmente achava que ele teria permanecido fiel à música punk, mas ainda bem as coisas mudaram, essencialmente por duas razões: Gary Moore e Thin Lizzy, que capturou o interesse eo principal resultado foi que John fundou uma nova banda chamada WC juntamente com seus velhos amigos, que estavam tocando covers de suas bandas favoritas como Thin Lizzy, UFO e Status Quo: Niemistö Tony, Kling Micke e Bäckström Jan-Erik. Álbuns Eddie Meduza alcançou status de ouro, logo que foram lançadas por isso foi definitivamente um sucesso inicial, em 1979, John gravou dois solos de guitarra (em "Punkjävlar" e em "Eu sou um lutador") par a o álbum de Eddie "Eddie Meduza & The Cadillacs que ruge ".


Tudo começou em cerca de 1978 em Upplands Väsby-Suécia quando uns garotos de 16 anos de idade chamados,John Norum(vocal e guitarra) e um baterista, convidaram Peter Olsson para participar de sua banda chamada WC, como baixista. Então, depois de apenas duas semanas, o baterista saiu, sendo substituído pelo baterista Tony Reno. Eles ficaram bastante famosos na região de Estocolmo. A banda chegou perto de fazer parte de um programa de TV, mas para isso eles teriam que mudar o nome - que, naturalmente, eles se recusaram a fazer . Peter Olsson disse a seus amigos que o line up seria ótimo, mas eles precisavam de um bom cantor . John lembrou que seu amigo Joey, que tocava baixo e cantava na banda de Roxanne.
Então eles se jutaram e formaram a banda FORCE, inspirado pelo lançamento do novo album da banda UFO "Force It". Eles começaram a tocar sério na Centrum Gården em Upplands Väsby, um centro para jovens em que Peter estava trabalhando e lá eles fizeram seu primeiro show. Joey começou a escrever algumas músicas de qualidade incrível, composto em casa com o violão e tocou em estúdio com a guitarra de John. Eles começaram a ter um repertório considerável: "Strange", "Midnight Show", "Black Rose", "H&H" e "Rock On", que mais tarde se tornou o belo "Farewell" do primeiro album de europe. Eles também acrescentaram um par de Covers "Since You Been Gone" por Rainbow e "Go Lettin" por UFO, os únicos que tocaram durante performances ao vivo, preferindo concentrar-se em seu próprio material. Um pouco mais tarde, Force encontrou um outro estúdio, Peter Olsson, mais uma vez encontrou um excelente lugar no "Klockback school"
A banda tinha um pensamento de gravar uma Demo, até que Brown Glenmark Estudio's em Djursholm deixou eles gravar algumas canções com Thomas Witt a um bom preço. Mas a qualidade não era tão boa como eles pensaram, então eles decidiram esperar por outra oportunidade.
No início de 1981, a banda teve problemas internos, Peter Olsson deixou a banda por motivos pessoais, a banda ficou sem um baixista. Enquanto a banda estava em busca de um novo baixista, eles gravaram uma outra demo no mesmo estúdio e Joey foi responsável por tocar baixo. Foi nesse período que ele começou a pensar que seu nome não estava certo e encontrou um nome de estágio adequado para ele: Joey Tempest, tirada de Shakespeare "The Tempest".
Agora, eles precisavam de um bom baixista. John Norum perguntou a [[John Leven], que estava tocando guitarra rítmica em uma banda local em Upplands Väsby. John gostava muito desse cara - mais por suas qualidades pessoais do que por sua habilidade em tocar violão - e ele tentou convencê-lo a tocar baixo. John Levén lembra quando John Norum chegou a sua casa em uma noite de tempestade para conversar com ele sobre seu projeto. John Levén pensou nisso por um tempo e depois decidiu se juntar à banda como baixista. Desta forma, o line up do grupo, que um ano mais tarde teria sido chamado de "Europe" foi concluída.
A reputação de Force foi crescendo mais e mais, que começou a se apresentar mais vezes ao vivo ... Em 1981, Forçe participou de um concurso no Clube de metro, agora fechado, que estava situado em Estocolmo, em Sergels Square. Eles não venceram, e isso foi uma grande decepção para eles, e não sem conseqüências: em abril do mesmo ano, de facto, John Levén tinha uma oferta que ele não poderia recusar, uma proposta de Yngve Malmsten (mais conhecido como Yngwie Malmsteen ), um famoso guitarrista de Estocolmo, que lhe pediu para tocar baixo em sua banda Rising Force quando eles estavam prestes a gravar um single para a CBS. John aceita. Então, houve uma troca de baixistas, John Levén juntou-se ao Rising Force e John Norum chamou Marcel Jacob, ex-baixista de Rising Force, para substituir John.Mas Marcel Jacob não permaneceu por muito tempo na banda. Tocou em apenas dois shows com Force, uma em Folkets Park e outra no CentrumGården. John e Marcel comporam juntos "Black Journey Into My Soul" que está no segundo álbum de Europe, "Wings of Tomorrow", rebatizado como "Scream Of Anger". Marcel participou do "The King Will Return" escreveu música (ele escreveu o início ), contidos em seu álbum de estréia "Europe". Então depois de apenas três meses, as bandas de Force e Rising e Force voltou aos seus baixistas originais.
Os rapazes tinham 18 anos quando o Gerente de Produto da CBS, Thomas Erdtman, decidiu organizar a competição de rock já realizado na Suécia, um concurso nacional de bandas emergentes do rock, o Rock-SM, como a que foi organizada na Noruega por Arnt Pedersen. Para fazer isso, ele deixou a CBS e fundou a "Hot Records" como base para o Concurso de rock. Ele encontrou muitos patrocinadores, e com a cooperação do famoso jornal Aftonbladet, que foi um grande recall para todas as bandas emergentes. Aftonbladet publicou no início de 1982: todas as bandas que pretendia tomar parte dela, teria que enviar uma fita cassete com duas faixas originais. A resposta foi ótima: 4000 bandas respondidas. Entre essas, havia também o Force. A namorada de Joey, Anita Katila, inicialmente convenceu a banda a gravar uma fita demo e participar.
Eles gravaram cinco músicas: "The King Will Return", "Paradize Bay", "Seven Doors Hotel", "Children Of This Time" e "Rock On". Mas a fita não os convenceu e eles renunciaram a participar. Anita enviou a fita de qualquer jeito, e eles foram selecionados para a segunda fase da competição. Force trabalhou duro para a competição e mudou o nome para Europe. O nome Force não era bom para começar uma carreira no rock, eles queriam um nome que pudesse ser reconhecido por toda parte, e significava a mesma coisa em todo o mundo. Outra banda muito interessante participaram do mesmo concurso.: a banda foi Trilogy eo baterista era Ian Haugland. Trilogy não passou à segunda fase, enquanto Europe alcançou quartas-de-final em Uppsala. Semi-finais tiveram em Södertälj e Europe chegaram às finais. E naquela época eles tinham um grupo de adeptos na sua grande comitiva. Joey decidiu começar a usar seu novo nome "Joey Tempest". Tony também decidiu mudar seu sobrenome finlandês, tão difícil de ser pronunciado, em Tony Reno.
O dia da final foi em 13 de dezembro, feriado nacional sueco, em Grona Lund, em Estocolmo. Europe vs Cooffe Midnatt, entre os juízes foram Thomas Erdtman e algumas celebridades como Michael Rickfors, Ledin Thomas Carlsson e Hasse. Europe ganhou tudo! Não só o Campeonato, mas os dois prêmios principais de Joey Tempest como o melhor vocalista e John Norum como o melhor guitarrista. O prêmio final foi de gravar um álbum no Hot Records. Seu novo gerente Thomas Erdtman tentou convencê-los a cantar em sueco ou polonês . Joey estava prestes a fazêr isto, mas John não concordou. John e Thomas nunca foram muito amigos desdo início.
Hot Records fechou um acordo com Grammfon AB Electra e o primeiro álbum de Europe, "Europe", foi gravado em um estúdio em Kista, poucos quilómetros a norte de Estocolmo. As músicas eram longas, as letras eram complicadas e melodias eram puras de hard rock, influenciada por UFO, Thin Lizzy e Deep Purple, mas totalmente revisto de forma pessoal e particular.
O Orçamento foi baixo, apenas 100,000 coroas (cerca de 9,000 euros) e, nesse momento, pra produtora sueca Hard Rock e foi muito difícil encontrar um produtor ou um técnico que fosse capaz de misturar esse tipo de música: a banda juntamente com o técnico do Rock SM e Erdtman ele próprio fez o seu melhor. Um fato que merece destaque é que ele foi gravado em apenas um fim de semana, mais do que foi gravado ao vivo no estúdio, por exemplo, "Boyazont" levou apenas 30 minutos para ser gravado. Quando o álbum foi lançado no final de Fevereiro de 1983, ninguém considerou a possibilidade que Europe pudesse se tornar um nome conhecido em todo o mundo: conquistando o mercado sueco já era um alvo muito difícil chegar nesse momento.
Europe se tornou muito famoso depois da sua vitória, opiniões estavam muito boas e o álbum vendeu cerca de 30.000 cópias nas primeiras semanas, o que foi bom na Suécia para uma banda de hard rock. Eles foram convidados para o famoso programa de TV sueco "Casablanca", e naquela noite eles tocaram "Children Of This Time": isto aumentou o interesse do público em relação à Europe e a banda começou uma turnê sueca atingindo 25 parques públicos pra aquecer a noite. Entretanto como em um sonho, em Londres, um jornalista de rock japonês, Masa Itoh, encontrou por acaso uma cópia do LP "EUROPE" em uma loja de discos importados. Ele ficou chocado, e quando ele voltou para Tóquio, ele contou um amigo dele em Victor Records, TT Tsutsumi, que chamou imediatamente Hot Records e Tomas Erdtman porque ele queria lançar o álbum no Japão. A possibilidade de um sucesso internacional foi finalmente concluido! No Japão, o single "Seven Doors Hotel" foi um grande sucesso: ele se tornou um best-seller de Europe e fizeram um vídeo para "In the future to Come". Parece que o vídeo não era tão bom e a TV japonesa foi a única que a transmitiu. Também foi lançado "Lyin 'Eyes" como single, retirado logo depois. Ao mesmo tempo, Tony Reno foi despedido por causa da sua falta de motivação e por alegadamente faltar aos ensaios. O seu substituto foi Ian Haugland.
Em 1985 os Europe gravaram a banda sonora para um filme de adolescentes sueco On the Loose um filme de 30 minutos dirigido por Staffan Hildebrand, que lhes deu o êxito Rock the Night.Mais tarde no mesmo ano, Joey escreveu "Give A Helping Hand" para METAL SUECO AID, um benefício único para a fome na Etiópia. A elite das bandas de hard rock suecas se reuniram para gravar o single, e em cima do que havia seis vocalistas: Robert Ernlund (Treat), Björn Lodin (Bedlam), Malin Ekholm (Afrodite), Tommy Nilsson (Easy Action), Joakim Lundholm (220 Volts) e Joey Tempest. Esta foi também a primeira vez que Joey trabalhou com Kjell Lövbom (mais conhecida como Kee Marcello) de Easy Action. John cantou no coro que consiste em 150 membros de diferentes bandas.



"The Final Countdown" foi gravado, mas seu lançamento foi adiado. Contudo uma outra excursão (o álbum foi adiado), Todo mundo sabia que o terceiro álbum seria o mais importante. Então - em 26 maio 1986 "The Final Countdown" foi lançado e vendeu disco de ouro antes de chegar às lojas (graças ao single) e em dois meses vendeu 100.000 cópias somente na Suécia, e 19 milhões de cópias no mundo.

Eles fizeram uma turnê no Japão: Esclandinávia e Japão eram apaixonados por  Europe. Começa uma nova turnê na Suécia -Uma TV Sueca filmou o primeiro show  (em Solna em 27 de maio) e foi transmitida dois meses mais tarde só para a campanha publicitária . Onde quer que você passou o verão que você ouviu "The Final Countdown", que estava tocando em todo lugar. Ele estava no topo de todas as rádios, e na mente de todos ... Enquanto a Europa abriu os olhos e viu essa banda maravilhosa, assim que uma turnê aconteceu lá também. Apenas um videoclip com John foi lançado: "The Final Countdown", filmado em Solnahallen, Solna (Suécia) e outros singles foram lançados: "Love Chaser" (mais tarde reeditado com "Carrie", como a faixa principal, "Love Chaser", foi desempenhado no filme japonês "Pride One") e "Cherokee".

Então John Norum disse que iria parar de tocar na banda, pra começar uma carreira solo. Kee Marcello foi o novo guitarrista de Europe. performanceu ao vivo com Europe; John foi a o Amesterdão em 31 de outubro de 1986. O show foi transmitido ao vivo pela Sky Channel. Em 01 de novembro, ele estava sozinho.

Imediatamente após a saída da banda Europe. John formou uma nova banda. Seu amigo baixista Marcel Jacob (ex-Power e Yngwie Malmsteen, Talisman) se juntou a ele. O primeiro single "Let Me Love You" foi lançado em outubro 1987 (que alcançou o 2 º lugar nas paradas da Suécia), e no dia 29 no mesmo mês saiu "Total Control". John mostrou a sua grande afeição por Phil Lynott do Thin Lizzy e gravando canções Lizzy como B-sides. A banda foi, além de John e Marcel, Lindfors baterista, Henrik "Hempo" (ex-Trash) e Peter Hermansson (220 Volts), o vocalista Göran Edman (ex-Madison e Glória) e Mats na guitarra base e teclados. "Total Control" é dedicado a Tommy Östervik, um dos amigos de John, que se afogou na mesma noite que Europe fez o show que mais tarde foi ao ar na TV sueca. A turnê começou em 02 de fevereiro de 1988 e terminou em 19 de março de apoio Ace Frehley no Hammersmith Odeon em março (parte desse show foi lançado como Ace Frehley "12 Picks").

Glenn Hughes (Deep Purple) em parceria com John Norum, com a intenção de um projeto de banda de longo prazo - Hughes / Norum - como relatou em entrevista à revista de música sueca okej com o jornalista Anders Tegner, que apresentou a John Glenn, em Londres. Então começou a ensaiar com os membros da banda solo de Norum. Glenn era um vocalista bem como baixista. John Glenn, Mats e Hempo tocou apenas um show ao vivo no Rock SM em 21 de maio de 1988, que foi ao ar na TV Nacional Sueca. tocadas incluído "I Got Your Number", "Reach For The Sky" e "Still The Night". As primeiras palavras de Glenn ao entrar no palco eram "... é muito tempo, mas é ótimo estar de volta. Por favor, deixe-me apresentar o meu novo parceiro, John Norum - grande não acha? ". Devido a batalha ainda em curso de Glenn com abuso de substâncias, nunca a parceria floresceu e essa aparência marcou o fim do projeto planejado.

Dois meses depois, John tocou com Yngwie Malmsteen como músicos convidados no álbum Tone Norum de "This Time", que foi produzido por Joey Tempest novamente.

Marcel e Göran foram trazidos novamente para uma turnê de verão no Norte da Suécia e da Noruega.

Em 1988, John entrou em contato com Don Dokken, pela primeira vez, em setembro de 1989 John mudou para Los Angeles e ele foi contratado como o novo guitarrista do Dokken. Como as coisas aconteceram, porém, Don Dokken não foi autorizado a usar seu nome de família como um nome de banda de novo, em vez disso, passou a ser um Don Dokken álbum solo.

O álbum com Don Dokken "Up From The Ashes" foi lançado em 1990, com uma turnê no Japão a seguir.

O line up incluía também a ex-Aceitar o baixista Peter Baltes. Dois singles e videoclipes foram lançados para promover este álbum: "Mirror Mirror" e "Be there".

No mesmo ano, a CBS lançou "ao vivo em Estocolmo", com três faixas ("Eternal Flame",Don't believe in the world "e" Blind "), gravado ao vivo em março de 1988.

John pôs também em uma breve aparição com Don Dokken em produção de Tommy Chong solo primeiro "Far Out Man" (também conhecido como "Soul Man II").

Como resultado do trabalho com Glenn Hughes "L.A. BLUES autoridade "e" Face of the truth "foram lançados em 1992. As principais partes vocais em "Face The Truth", álbum foram tratadas por Glenn.

Em 1992 Europe separou-se (ou fez uma pausa enquanto eles preferiram estado) e Joey queria reformar Europe original line-up. John não tinha planos nesse sentido, gostava Califórnia demais, bem como a vida como um artista solo independente, ele apontou as vantagens de estar sozinho: para decidir sobre seu próprio material, os sentidos, os músicos e têm em seu próprio ritmo. E assim aconteceu, para ambos. Em agosto John se juntou a Joey Tempest no palco do Waterfestival em Estocolmo. Uma seria de esperar para vê-los anunciado, mas foi tudo em um momento de surpresa assim que ainda hoje ninguém parece saber disso.

John não entrou em terra sueca novamente até janeiro de 1994, quando ele se juntou com alguns roqueiros suecos para fazer "The Boys Are Back In Town" tour mais de 10 dias, que começou em Estocolmo dia 4, e terminou em Malmö em 14. Eles tocaram todos os tipos de clássicos do rock, incluindo "The Sun Goes Down", "Don't Believe a Word" e "Bad Reputation" pelo Thin Lizzy. Eles também tocaram "People Get Ready", de Jeff Beck e fama de Rod Stewart, para citar apenas alguns.

John também teve como guitarrista convidado no álbum Phantom Blue "Built to Perform" (com sua namorada Michelle Meldrum, que se tornou sua esposa em 1995) e em tributo a Deep Purple's "Smoke On The Water - um tributo" em que ele tocou "Stormbringer" com Glenn Hughes como cantora.

Em julho, ele gravou seu terceiro álbum solo, com Kelly Keeling (de Baton Rouge e fama Blue Murder), Fleetwood Mac e Tom Lilly ex-baterista, Gary Moore e Gary Ferguson. Foi lançado no Japão em Julho de 1995. Apenas um promo single e videoclip foi lançado antes deste álbum, "Strange Days". E já era hora para a Suécia novamente. A turnê começou em Göteborg, em 31 de março e levou todo o país. Com John nessa turnê foram Keeling Kelly e Michelle Meldrum. Ela se juntou com os meninos em "Bad Reputation". John Levén de Europe tocava baixo e Niclas Sigevall da Electric Boys tocaram tambores.

Em agosto de 1995, num concerto de homenagem realizada em Los Angeles no The Palace, ele se juntou com Carmine Appice (ex-King Cobra, Blue Murder, etc). John gravou "Massacre" para um álbum de tributo a Thin Lizzy chamado " as canções do Lizzy - um tributo a Phil Lynott" (então lançado em 1997). No mesmo ano, John gravou também "Right to respect" para o álbum solo de Joey Tempest e single "A Place to call home".

Surpreendentemente, John, então, juntou-se a UFO no final de 1995, após o desaparecimento de Michael Schenker. A ligação foi curta, devido à aplicação da Schenker, de um contrato que estipula a banda só poderia ser intitulado UFO com sua participação. E o "Walk On Water" tour faliu.

Em 1996 gravou "Cold Gin" para o álbum tributo "caminhada espacial - uma saudação a Ace Frehley".

No mesmo ano, em 21 de dezembro lançou outro album (com Kelly Keeling Peter Baltes e volta a bordo) foi lançado no Japão, o álbum foi lançado na Suécia, através Svensk Distribuição Musik (MD) em maio de 1997  John Norum começou uma turnê de pré-Karlskrona Suécia, em 24 abril 1997. Uma das quatro datas ocorreu em Upplands Väsby.

"FACE IT LIVE '97", foi lançado no Japão pela Zero. O álbum foi lançado na Suécia também, mas mais uma vez uma promoção que deu errado. John tirou quatro faixas e então o album foi lançado em os EUA.

Em 1998, John fez uma turnê pela Suécia com a sua banda John Norum (JNG).

Ele quase conseguiu fazer uma turnê com o UFO, mas como Michael Schenker ouviu os rumores, ele voltou para a banda.

JNG foi: Hempo Hildén na bateria, Leif Sundin como vocalista, Anders Fästader no baixo e John na guitarra. Em junho JNG tocou no Sweden Rock Festival em Karlshamn. No mesmo mês, e apenas para uma única data, Ian Haugland foi o baterista e Stefan Rodin o baixista.

No mesmo ano, John gravou duas faixas para "Above & Beyond" de Midnight Sun, uma banda sueca de metal.

Em março de 1999, durante a turnê italiana, o baterista Thomas Broman e o baixista John Leven se juntou ao JNG. Em agosto ele se apresentou como guitarrista convidado com Brian "Robbo" Robertson (Thin Lizzy, Mothörhead, Wild Horses) no show do Lotus passado em Sala (Suécia). No mesmo mês, com sua esposa Michelle, Robbo, Leif Sundin e Marcel Jacob, John tocou em uma jam session magnífic, em Estocolmo.

Entre 1999 e 2000, o line up mudou novamente, com Thomas Broman e Leif Sundin confirmado como membros e o guitarrista Fredrik Åkesson como convidado e Marcel Jacob alternado para John Levén no baixo.

Em junho de 1999 John cantou ao vivo com o Motörhead como convidado especial no Sweden Rock Festival em Norje, ele tocou a última música do set, "Killed by Death".

Entretanto, o álbum de John "SLIPPED INTO TOMORROW" foi lançado no Japão.

John gravou também "Eighteen" para o álbum tributo "Humanary Stew - Um tributo a Alice Cooper".

O NOVO MILÊNIO

1999 foi o ano do incrível Millennium Gig para a véspera do Ano Novo, com todos os membros de Europe se reuniram para uma noite especial: John Norum, juntamente com Joey Tempest, John Levén, Haugland , Mic Michaeli e Kee Marcello. Ninguém poderia ter ficado mais feliz com "Rock The Night", que fluiu em todo Estocolmo e na TV também. Pouco antes do relógio marcar meia-noite o hino mundialmente famoso e conhecido começou ... "The Final Countdown" ecoou por toda parte! O novo milénio não produziu mais eventos como esse, mas a banda se reuniram no Hard Rock Café, em Estocolmo para receber um prêmio de ouro, bem como abrir uma exposição permanente. Nenhum acordo com a banda em tocar no palco naquela noite, mas John Norum, John Levén Ian Haugland e Kee Marcello, com Bo e Lindmark Anders de Dalton poderia ter sido tão bom para se juntar à banda no palco em um belo jam de 3 minutos de "Rock the Night"..

Em junho, JNG e Brian Robertson tocaram juntos no Sweden Rock Festival em Karlshamn. John trabalhou novamente com a gravação Midnight Sun "Dreams" para o seu álbum "Nemesis" e ele saiu em turnê com eles como guitarrista convidado, pelo menos, para um show em Estocolmo.

Em maio de 2001 John se uniu com o ex-Thin Lizzy e o guitarrista Brian Robertson  do Motörhead para uma curta série de datas norueguesa Thin Lizzy e executando suas próprias canções. Indicados ao vivo da banda foi Street Legal e Da Vinci Man  Bjorn Boge nos vocais e no baixo "Wild Willy" Bendiksen de maus hábitos e as cobras.

John trabalhou novamente com sua esposa Michelle no álbum de sua banda Meldrum nova estréia "LOADED MENTAL CANNON", gravando "“Through Shattered Eyes”.

Gravou também "“What Cost War" de Jeff Pilson's War & Peace e "LIGHT AT THE END OF THE TUNNELL".

Em 2002 dois singles retirados de "Long Way Home" foram lançadas: "Days without sun" (como promo apenas) e "Little Girl". A 13 de dezembro od, três quintos da programação mais famosas da Europa - o guitarrista John Norum, o baixista John Leven, eo baterista Ian Haugland - reuniu no palco do Hard Rock Café, em Estocolmo, na Suécia para realiza o clássico "Rock The Night" e uma versão do Led Zeppelin, "Rock And Roll". O show, que teve lugar no âmbito do espectáculo de Natal da estação de rádio local Rockklassiker 106,7, também incluiu uma aparição por Lion's Share guitarrista Lars Chriss, que tocou com Haugland durante o jogo normal antes de Norum e Levén se juntou ao duo para o final explosivo.

Em março de 2003, UFO oficialmente recrutou John Norum como um substituto para Michael Schenker. No entanto, na forma típica de uma questão.

No mesmo ano, excursionou com o Whitesnake.

Ele logo estaria de volta ao centro das atenções, em parceria do back-up com Europe para uma reforma da formação clássica: o dia 2 de outubro de 2003 a banda Europe finalmente anunciou sua reunião e que eles iriam gravar um novo álbum e título no Sweden Rock Festival 2004 ! O line up seria a mesma da época TFC; Kee Marcello foi convidado a se juntar a banda para a turnê de verão, mas depois mudou de projetos de ambas as partes: os membros de Europe não tinham tanta certeza da sua idéia anterior e foi mais e Kee mais envolvido em seus projetos musicais, então o show do Milênio - com os dois guitarristas de Europe no palco - tornou o evento muito raro.

Com a maior audiência de sempre na SRF e transmitido ao vivo pela Rádio Nacional Europe ficou para trás na trilha, a faixa título do novo álbum "Start from the Dark" provou-los a inclinar-se para o material mais pesado. O álbum foi lançado em setembro 22rd, 2004.

No mesmo dia, o filho de John e de Michelle chamado Jake Thomas nasceu.

Dois singles e vídeos - "Got to have faith" e "hero" (dedicado a Phil Lynott) foram lançados e "Start From The Dark" tour de 89 datas atingiu toda a Europa, os EUA, Rússia e Japão. O primeiro show foi em Hamar (Noruega) em 01 de junho de 2004 ea última em Brasov (Roménia), em agosto de 2005 20.

Enquanto escrevia material para o album "Start from the dark" John também trabalhou em seu álbum solo "OPTIMUS" que foi lançado no aniversário de John, em 23 de fevereiro de 2005.

Em 2005, John trabalhou com Kelly Keeling gravação de "Nothing" pra seu novo "“GIVING SIGHT TO THE EYE". No mesmo ano, John também contribuiu com a sua interpretação de "Stay With Me" (voz e guitarra) para um álbum de tributo lançado por Frank Marino WildMess Records.

Em outubro de 2006, o novo álbum de Europe "Secret Society" foi lançado e algumas semanas depois, foi lançado o primeiro single, "Always the pretenders". No mesmo dia do lançamento do álbum, a nova turnê mundial começou em Lund, na Suécia, e terminou com duas grandes atuações na Dalhalla, em Rättvik, Suécia, 01 de setembro de 2007. As músicas executadas durante a primeira das duas noites foram gravados e lançados na web. O 25 de abril de 2008 foi publicada a Europe tourbook oficial, com fotos tiradas durante as suas duas últimas turnês mundiais.

Durante o inverno, John gravou seu novo álbum solo, que foi lançado próximo dia 17 de maio de 2010. "PLAY YARD BLUES" é uma fantástica colecção de originais de John Norum, assim como algumas covers.

Este álbum mostra um lado pouco diferente do John. O som de marca e riffings estão definitivamente lá, mas John também segue uma abordagem mais blues em várias músicas. Com o sucesso do álbum recente de Europe, este álbum vai encontrar seu caminho para sua base de fãs já maciça, bem como para um público de, digamos, Frank Marino.

Mic Michaeli, Thomas Broman, Tomas Thorberg e Leif Sundin trabalhou junto com John.

 Em Estocolmo, dia 26 de janeiro de 2008: foi um evento extraordinário, chamado "Almost Unplugged", um concerto semi-acústico que foi webcasted inteiramente no site oficial. Durante aquela noite, eles tocaram algumas músicas da banda que influenciou sua carreira: Thin Lizzy, UFO, Pink Floyd e Led Zeppelin. Dia 17 de setembro o CD foi lançado, e 08 de dezembro o vinil duplo foi lançado em uma edição especial limitada de cor.

O 21 de maio, a esposa de John, Michelle Meldrum faleceu repentinamente, como resultado de um crescimento cística que restringiu o fluxo de oxigênio e sangue para seu cérebro, deixando-a morte cerebral. Em relação amorosa da sua memória, Europe cancelou sua aparição no primeiro dos festivais prevista para a turnê de verão, na Noruega, espera 10 dias depois.

Em dezembro de 2008, foi a vez de Europe entrar em estúdio e começar a gravação do novo álbum "Last look at eden", que foi lançado na primavera de 2009 e que foi seguido por outra turnê mundial que começou no Chile. Dois singles e videoclipes foram lançados na internet para promover o álbum: "Last look at eden" e "New love in town".

No mesmo ano, outra grande tragédia abalou a vida de John: Marcel Jacob foi encontrado morto em sua casa em Kristineberg, Estocolmo, em 21 de julho de 2009. Marcel tirou a própria vida na idade de 45 anos, depois de muitos anos de problemas pessoais e de saúde, ele estava lutando.

O segundo dos tributos guitarrista Janne Stark para os anos setenta foi lançado em Grooveyard Records em fevereiro de 2010. O álbum, simplesmente intitulado "Montanha do Poder - Volume Dois", características John Norum mostrando seu amor por Frank Marino, em uma capa de guitarra overdrive de "Talkin ''.

John ainda está na estrada, com os seus companheiros do Europe: voltaram de uma turnê de sucesso no Japão e de Taiwan, uma turnê de verão européia e uma turnê na América do Sul, eles tocaram pronto para sair de novo para a turnê 'n' Bolas de Banners no Reino Unido, próximo mês de Fevereiro de 2011. Um CD + DVD ao vivo do show em Londres será lançado em outubro de 2011.

Fonte: http://www.johnnorum.se/biography/





Nenhum comentário:

Postar um comentário